Blog / Adiberto Souza

Adiberto Souza

Adiberto de Souza tem mais de 35 anos de experiência profissional e atuou nas redações de todos os jornais de Aracaju, além de TVs e rádios sergipanos. Foi também correspondente do Jornal do Brasil em Sergipe e do jornal A Tarde (BA). Durante mais de 10 anos, foi editor de política do Jornal da Cidade, em Aracaju. Atualmente é editor e atua como assessor de comunicação.

« página inicial do blog
14/07/2016 às 08h53

Sergipe aterrorizado

Sergipe aterrorizado

A violência segue aterrorizando os sergipanos. A criminalidade faz vítimas em todo o estado, mas sua ação é mais sangrenta na Grande Aracaju, onde matar virou uma rotina para a maioria dos bandidos. Ontem à tarde, assaltantes invadiram um ônibus e mataram friamente o cobrador David Jonathas, um jovem um trabalhador de 26 anos. Mas este não é um caso isolado: as páginas policiais dos jornais e os programas radiofônicos atestam que tem sido avassalador o crescimento de todas as formas de violência. Enquanto o governo dá mostras de inércia no combate à criminalidade, Sergipe se destaca negativamente quanto aos impressionantes índices de violência. Até quando seremos obrigados a conviver com essa situação de horror e medo? O poder público precisa agir rapidamente para pôr um fim a este sinistro quadro, que assola a população e envergonha a todos nós. Até porque essa incapacidade expõe a fragilidade da nossa política de segurança.

Muda de mãos

Esta marcada para daqui a pouco, a posse do deputado estadual Garibalde Mendonça (PMDB) na presidência da Assembleia. Ele substitui Luciano Bispo (PMDB), cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral por improbidade administrativa. A suplente Conceição Vieira (PT) também deve ser empossada na vaga aberta pela cassação do peemedebista. Bispo ainda tenta recuperar o mandato, porém advogados acham muito difícil que ele consiga reverter uma decisão unânime do TSE.

Primos ricos

Enquanto o governo estadual chora miséria, os outros poderes esbanjam dinheiro. Até o Tribunal de Contas, um mero órgão auxiliar do Legislativo, vive nababescamente. Também pudera, é o Executivo que paga as folhas dos aposentados da Assembleia e do Tribunal de Justiça. Ah, e do Ministério Público também!

Terra de ninguém

Empregados da Petrobras têm sido vítimas constantes de assaltos no Campo de Carmópolis. Eles são atacados quando transitam pela zona rural visando vistoriar os poços de petróleo. Violentos, os assaltantes não apenas tomam os pertences das vítimas como as espancam. Lamentável é que a Petrobras ainda não tenha adotado qualquer medida para proteger seus empregados. Um horror!

Chamou na chincha

E o vereador aracajuano Dr. Gonzaga (PMDB) já foi advertido: o partido lhe negará registro de candidato à reeleição se ele votar favorável a alteração da Lei Orgânica, que permite a Prefeitura fazer empréstimos bancários às vésperas das eleições. A ameaça foi feita por Benedito Figueiredo, vice-presidente do PMDB em Sergipe. Será que Gonzaga vai afrontar seu partido e correr o risco de não disputar a reeleição só para agradar ao prefeito João Alves Filho (DEM)? Fiquem de olho na Câmara!

PT otimista

O PT sergipano reuniu os presidentes dos diretórios municipais para discutir as eleições deste ano e a visita que a presidente afastada Dilma Rousseff (PT) fará a Aracaju no próximo dia 25. O presidente estadual do partido, Rogério Carvalho se disse animado para o pleito deste ano: “Estou certo que contabilizaremos muitas vitórias nas eleições deste ano”, discursou. Ele pediu aos petistas que “mobilizem os sergipanos para o ato contra o golpe”, marcado para o dia 25 no centro de Aracaju.

Esperem um pouco

Estão avançados os estudos sobre a concessão de melhorias salariais aos policiais militares de Sergipe. Foi o que garantiu ontem o comandante da PM, coronel Marcony Cabral Santos. Segundo ele, o desejo do governo é enviar o projeto de aumento para a Assembleia logo após o recesso parlamentar. Há dias, policiais e bombeiros militares ameaçam fazer uma greve branca em defesa de melhores salários e progressão da carreira. Entusiasmado E o prefeiturável Edvaldo Nogueira (PCdoB) não esconde a alegria com a decisão do PMDB nacional de deixar as coligações a critério dos diretórios municipais. O comunista diz que a medida foi acertada, pois em Sergipe o PT, PCdoB e PMDB são aliados desde 1985, quando derrotaram as oligarquias ao elegerem Jackson Barreto para a Prefeitura de Aracaju. É vero!

Maus tratos

O deputado estadual capitão Samuel Barreto (PSL) vai ao Rio de Janeiro para ver como estão sendo tratados os cerca de 130 policiais militares sergipanos integrantes da Força Nacional. Convocados para proteger aquele estado durante a Olimpíada, os PMs protestaram contra a precariedade dos alojamentos e o atraso nos pagamentos das diárias. Em fotos postadas nas redes sociais pelos agentes, é possível ver locais sem chuveiros nem camas, apenas colchões espalhados no chão. Misericórdia!

Mesmo sexo

Mais de 8,5 mil casamentos homoafetivos foram realizados em todo o país até o fim de 2014. A maioria foi de casais formados por mulheres. Segundo o IBGE, elas representaram 50,3% dos casamentos homoafetivos. A oficialização desse tipo de união cresceu depois da resolução do Conselho Nacional de Justiça proibindo os cartórios de se recusarem a casar pessoas do mesmo sexo. Legal!

Bons de ‘cana’

Cerca de 47% dos usuários de bebidas alcoólicas começou a beber com menos de 18 anos. Segundo estudo do IBGE, 34,5% dos usuários tiveram o primeiro contato com a “birita” entre os 15 e os 17 anos e 12,5%, antes dos 15 anos. Um dado preocupante da pesquisa é que 24,3% dos usuários de álcool assumiram já ter dirigido sob efeito de bebida. Uma lástima!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano A Cruzada, em 30 de agosto de 1958.

Resumo dos jornais

Postado por Adiberto Souza
Comentários