Blog / Adiberto Souza

Adiberto Souza

Adiberto de Souza tem mais de 35 anos de experiência profissional e atuou nas redações de todos os jornais de Aracaju, além de TVs e rádios sergipanos. Foi também correspondente do Jornal do Brasil em Sergipe e do jornal A Tarde (BA). Durante mais de 10 anos, foi editor de política do Jornal da Cidade, em Aracaju. Atualmente é editor e atua como assessor de comunicação.

« página inicial do blog
07/07/2016 às 07h56

Assembleia à deriva

Assembleia à deriva

A demora da Justiça em oficializar a cassação do ex-deputado estadual Luciano Bispo (PMDB) provocou uma situação inusitada: a Assembleia de Sergipe está sendo presidida por um ex-parlamentar cassado em última instância por improbidade administrativa. Embora o artigo 257 do Código Eleitoral garanta que no caso em tela recursos não possuem efeito suspensivo, devendo a cassação vigorar tão logo seja publicada a decisão do TSE, Luciano segue comandando o Legislativo, assinando atos e representando o Poder. Elegantes com o ex-colega de parlamento, os deputados estaduais optaram pelo silêncio, embora alguns admitam a aberração e se preocupem com as conseqüências legais dessa situação surreal. O caso teria ficado mais grave se Luciano tivesse assumido interinamente o governo estadual. Já imaginou Sergipe sendo governado por alguém comprovadamente ímprobo, cassado pela Justiça e podendo ser expulso do Palácio por uma simples canetada da Justiça? Felizmente, evitou-se essa vergonha nacional, porém não demorará muito para a chamada grande imprensa se esbaldar com o absurdo de a Assembleia ter como presidente um ex-deputado cassado por improbidade, que insiste em peitar a Lei.

Maus pagadores

Cansados dos constantes atrasos salariais, os professores de Campo do Brito, Cristinápolis, General Maynard e Santo Amaro pediram socorro ao Tribunal de Contas de Sergipe. Segundo eles, há recursos para pagar a folha em dia, mas os prefeitos priorizam outras despesas, deixando os servidores a pão e água. O TCE prometeu estudar o caso. Tomara que não demore, pois a fome tem pressa!

Apoio de peso

O prefeiturável Valadares Filho (PSB) recebe nesta quinta-feira o apoio do PDT, que pode trazer juntos os PPL, PSDC e PSL. Vavazinho já recebeu a adesão do PSD e do PROS. A decisão do prefeito de Socorro, Fábio Henrique (PDT), em aderir ao pré- candidato do PSB é uma represália ao governador Jackson Barreto (PMDB), que resolveu apoiar Edvaldo Nogueira, do PCdoB, partido que faz oposição aos pedetistas socorrenses. Essa discordância, contudo, não estremece a aliança entre JB e FH.

De volta ao ninho

E por falar em Fábio Henrique, ele oficializa, também hoje, o retorno da aliança com o prefeiturável por Socorro, Zé Franco (PSDB). Pelo acordo, o pedetista apresentará seu secretário Klewerton Siqueira (PDT) como pré-candidato a vice. Caso a Justiça Eleitoral negue o registro da candidatura de Zé, sob a acusação de ser ficha suja, Klewerton vira cabeça de chapa e terá como vice Manelito Franco (PSDB), filho do prefeiturável tucano.

Apoio das ruas

Quem estará em Aracaju no próximo dia 25, é a presidente afastada Dilma Rousseff (PT). Vem participar de um ato público batizado de Jornada pela Democracia. A petista tem perambulado pelo Brasil denunciando que o impeachment contra ela não passa de um golpe. Aproveita para também criticar as ações do presidente biônico que a substituiu. O ato do dia 25 vai acontecer na Praça General Valadão, centro de Aracaju.

Velhaco

O prefeito de Canindé, Heleno Silva (PRB), tem três dias para pagar os salários atrasados dos comissionados e contratados, que estão sem receber desde novembro de 2015. Os servidores efetivos também estão recebendo os salários com 15 dias de atraso. O juiz de Direito Paulo Roberto Fonseca Barbosa determinou que, caso descumpra a ordem, o próprio Heleno pagará multa diária de R$ 3 mil. Cruz credo!

Mal visto

Até os servidores do Tribunal de Contas de Sergipe se incomodam com a imagem pública daquele órgão. Pesquisa de clima organizacional realizada pelo próprio TCE revelou que 62% de seu corpo funcional mostre-se insatisfeito com a péssima imagem que os sergipanos tem do Tribunal. Por que será?

Sangue novo no TJ

A magistrada Ana Lúcia Freire de Almeida dos Anjos é a nova desembargadora do Tribunal de Justiça de Sergipe. Ela ocupará a vaga aberta pela aposentadoria do desembargador Cláudio Dinart Déda. Titular da 9ª Vara Cível da Comarca de Aracaju, Ana Lúcia disputou a vaga com outros 13 juízes, tendo sido a mais votada pelo critério de merecimento. A posse da nova desembargadora está marcada para às 16h da próxima segunda-feira, no Palácio da Justiça, centro de Aracaju. Prestigie!

Compra-se consciência

O crápula que compra votos

Do povo não quer saber,

O que ele pretende mesmo

É adquirir o poder

Pra roubar dinheiro público

E assim enriquecer.

Este cordel é da lavra do paraibano Francisco Ferreira Filho Diniz.

Fora do ar

O portal da Câmara Municipal de Aracaju teve seu conteúdo bloqueado temporariamente em respeito à Legislação Eleitoral. Desde a semana passada e pelo mesmo motivo, a Prefeitura da capital também deixou de noticiar as ações desenvolvidas pela administração municipal.

Propaganda

Caso algum partido tenha marcado a sua convenção partidária para o próximo dia 20, os postulantes a candidatos pela legenda já podem fazer a propaganda intrapartidária, visando serem escolhidos candidatos a prefeito, vice ou vereador. Eles podem inclusive colocar faixas e cartazes em local próximo à convenção, com mensagens dirigidas aos convencionais. É proibido, no entanto, o uso de rádio ou televisão e de outdoor. As convenções devem ocorrer de 20 de julho a 5 de agosto.

Gatos de hotéis

Alguém sabe em que deu a investigação para punir cinco hotéis da Orla de Atalaia flagrados furtando água tratada? Em 2011, o então presidente da Deso, Bosco Mendonça, determinou a caça aos “gatos”, tendo sido localizadas ligações clandestinas feitas pelos hotéis para furtar grande quantidade de água. De lá pra cá, ninguém mais falou no assunto. O que houve?

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Correio Sergipense, em 18 de setembro de 1841.

Resumo dos jornais

Postado por Adiberto Souza
Comentários