Blog / Adiberto Souza

Adiberto Souza

Adiberto de Souza tem mais de 35 anos de experiência profissional e atuou nas redações de todos os jornais de Aracaju, além de TVs e rádios sergipanos. Foi também correspondente do Jornal do Brasil em Sergipe e do jornal A Tarde (BA). Durante mais de 10 anos, foi editor de política do Jornal da Cidade, em Aracaju. Atualmente é editor e atua como assessor de comunicação.

« página inicial do blog
27/05/2016 às 07h28

Onde está a má fé?

Onde está a má fé?

A Prefeitura de Aracaju acusa esta coluna de usar de má fé por ter afirmado que o prefeito João Alves Filho (DEM) e seus secretários fugiram terça-feira (24) para não discutir com as famílias que ocuparam o prédio do Centro Administrativo em busca de moradia. Diferente do que tenta fazer crer a Secretaria de Comunicação, o defensor público Alfredo Nicolau foi um dos muitos que atestaram o sumiço de João Alves e seus secretários. Ao meio dia da terça-feira (24), quando ficou agudo o conflito entre a Guarda Municipal e os famintos sem teto, o respeitado advogado afirmou ao vivo na TV Sergipe: “Ninguém consegue falar com os gestores. O prefeito não está na cidade, o vice-prefeito não está, e a secretária Maria do Carmo também não está. Eu quero saber quem é o gestor responsável para administrar essa crise. Em vez de tentar dialogar, a Prefeitura usa a força da Guarda Municipal para reprimir um problema social. Queremos um gestor para discutir, antes que ocorra uma tragédia”, apelou desesperado Alfredo Nicolau. Será que o defensor público também usou de má fé? As imagens da TV Sergipe e as constatações do repórter Ricardo Costa são mentirosas? Em vez de tentar negar a verdade, não seria melhor a Secretaria de Comunicação aconselhar o prefeito João Alves Filho a ser menos ausente e a respeitar o povo de Aracaju?

Aviso aos navegantes

E quem estiver pensando que o governador Jackson Barreto (PMDB) vai permitir o uso da máquina pública na campanha eleitoral deste ano é bom ir tirando o cavalinho da chuva. “Não o faria em outra situação, quando mais numa grave crise financeira como esta que o governo está enfrentando. Vamos dar todo o apoio aos nossos candidatos, mas quem quiser ganhar a eleição terá que gastar muita sola dos sapatos”, adverte JB. Tá certíssimo!

Roleta russa

Será que a SMTT de Aracaju vai deixar para colocar um simples quebra-molas na rua Joventina Alves, esquina com a Euclides Paes Mendonça, só quando ocorrer alí um acidente grave? Diariamente, Os motoristas apressados têm que pisar fundo no freio para evitar colisões.

Estranho silêncio

E quando será que a Adema vai demolir a sede da Energisa, localizada às margens do Rio Poxim, em Aracaju? Em dezembro de 2015, o presidente da empresa estadual, Almeida Lima (PMDB), anunciou ter cancelado a Licença Ambiental da sede da concessionária de energia. “A decisão foi tomada após a constatação de crimes ambientais e infrações administrativas”, disse Almeidinha. Ele prometeu multar a Energisa, mandar demolir os prédios e restaurar toda a área ocupada ilegalmente. Cinco meses já se passaram e não se fala mais no assunto. Por que será?

Promessas de palanque

E se você se afobá

E pegá com lerolero,

Zangado, falando séro

Querendo se revortá,

Pedindo pra lhe pagá

Todas promessas que fez,

Ele, com estupidez

Fica cheio de maliça,

Dá logo parte à poliça

E lhe mete no xadrez.

O cordel acima é do imortal Patativa do Assaré

Mãos ao alto

Montados a cavalo, dois assaltantes levaram a renda do ônibus que atende ao bairro Santa Maria, periferia de Aracaju. Ao chegar no final de linha, o motorista desceu para ir ao banheiro, tendo sido rendido pelos dois bandidos, que nem se deram ao trabalho de descer dos pangarés. Após tomarem a renda e os pertences do motorista e do cobrador, os assaltantes fugiram a galope. De janeiro até abril último, 628 ônibus já foram assaltados em Aracaju. Uma lástima!

Tocha cara

Seria bom que o governo de Sergipe e as prefeituras divulgassem quanto estão gastando para garantir a passagem da tocha olímpica pelo território sergipano. Para se ter uma idéia, a Polícia Militar vai colocar 326 homens e mulheres para proteger a “corrida simbólica”, que acontece a partir de amanhã (28), em Canindé, Poço Redondo, Glória, Nossa Senhora das Dores e Aracaju. Até a Agência Brasileira de Inteligência participa da segurança da tal Tocha. Enquanto isso a sociedade permanece insegura. Êta Brasilzão sem jeito!

Eleição ameaçada

Diante da hipótese de o presidente da Assembleia, deputado Luciano Bispo (PMDB), ter o mandato cassado em definitivo, como fica a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2017/2019? Após ter o registro de candidato cassado pela unanimidade do TSE, o peemedebista tentará um último recurso, mas com pouquíssima chance de sucesso. Confirmada a cassação, Bispo será substituído pela suplente Conceição Vieira (PT). Caberá ao vice Garibalde Mendonça (PMDB) assumir a presidência da Casa até o final do ano. Já a eleição antecipada da Mesa para o período 2017/2019 deve ser anulada pela falta do presidente eleito.

Festa adiada

Não será mais nesta sexta-feira a inauguração da Rotatória do Caju, ali no acesso à ponte da Coroa do Meio. Segundo a Prefeitura de Aracaju, o solo molhado pelas últimas chuvas, impediu a aplicação de asfalto em alguns trechos e o término da sinalização horizontal. Uma nova data de inauguração será marcada tão logo as condições climáticas permitam a conclusão dos trabalhos. Então, tá!

Recorte de jornal

Texto de Joel Silveira publicado no jornal aracajuano Folha da Manhã, em 30 de janeiro de 1938.

Resumo dos jornais

Postado por Adiberto Souza
Comentários