Blog / Adiberto Souza

Adiberto Souza

Adiberto de Souza tem mais de 35 anos de experiência profissional e atuou nas redações de todos os jornais de Aracaju, além de TVs e rádios sergipanos. Foi também correspondente do Jornal do Brasil em Sergipe e do jornal A Tarde (BA). Durante mais de 10 anos, foi editor de política do Jornal da Cidade, em Aracaju. Atualmente é editor e atua como assessor de comunicação.

« página inicial do blog
27/04/2016 às 08h22

Campanha inusitada

Campanha inusitada

A campanha eleitoral deste ano será muito diferente e mais barata que as anteriores. Por conta da mini-reforma política sancionada em 2015, as empresas estão impedidas de fazer doações aos candidatos, enquanto estes não podem gastar mais de 70% do que foi investido na disputa eleitoral de 2012. E mais: nos municípios com até 10 mil eleitores, os prefeituráveis só vão poder gastar R$ 100 mil, enquanto os concorrentes às Câmaras não podem ultrapassar os R$ 10 mil. O objetivo destas restrições é tornar a competição mais igualitária, porém não se sabe até que ponto isso vai incentivar o famigerado caixa dois. A mini-reforma também modificou o calendário para a realização das convenções partidárias (agora será de 20 de julho a 5 de agosto) e reduziu o tempo da campanha, prevista para começar somente em 16 de agosto. Isso significa dizer que várias etapas do processo eleitoral serão concentradas em uma mesma época, aumentando em muito o trabalho da Justiça Eleitoral. Não bastassem as mudanças na legislação, os candidatos a prefeito e vereador farão campanha em meio ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Portanto, além de diferente, a campanha deste ano vai ser um grande laboratório e, como tal, seus resultados serão imprevisíveis.

Crise braba

Sem estoque na dispensa para produzir a merenda dos alunos, professores de uma escola estadual em Aracaju estão comprando milho e sal para fazer pipoca. Segundo uma educadora da Escola Estadual André Mesquita Medeiros, localizado no bairro Santa Maria, a merenda enviada pela Secretaria da Educação para uma semana é consumida em dois dias. Uma lástima!

Saúde doente

O gabinete da Unidade de Saúde da Família João Bezerra, na periferia de Aracaju, é tão insalubre que o médico optou em atender os pacientes embaixo de uma frondosa mangueira. Inédito, o fato foi denunciado na Câmara Municipal pelo vereador Jailton Santana (PSDB), aliado do prefeito João Alves Filho (DEM). Segundo ele, o prédio onde funciona a unidade de saúde está em petição de miséria, faltando portas nos banheiros e material de limpeza. Remédios nem pensar. Só Jesus na causa!

Auxílio-vergonha

Finalmente, a seccional sergipana da OAB entendeu ser irregular o pagamento retroativo do auxílio-moradia a magistrados, conselheiros do Tribunal de Contas, promotores e procuradores de Justiça. O Conselho Pleno da OAB em Sergipe decidiu adotar medidas administrativas junto aos Conselhos Nacionais de Justiça, e do Ministério Público, além de mover uma ação judicial em relação ao TCE. Antes tarde do que nunca!

Golpe negado

“Não há golpe contra a presidente Dilma Rousseff (PT), pois todo o processo de impeachment está acontecendo de acordo com a Constituição e obedecendo ao rito estabelecido pelo Supremo Tribunal Federal”. Quem pensa assim é o senador sergipano Antônio Carlos Valadares (PSB). Segundo ele, “falar em golpe representa uma inaceitável ofensa às nossas instituições, inclusive ao Supremo”. Então, tá!

Requentada

Boa parte da imprensa sergipana fez o maior estardalhaço com a prisão de um sujeito condenado por estuprar, morder, apedrejar e degolar uma mulher no interior de Sergipe. Com cara de nova, a informação sobre o horrendo crime foi distribuída ontem pela Secretaria da Segurança Pública. Só que este caso policial aconteceu em 2001, portanto há 15 anos.

Boca de siri

De um gaiato sentado na galeria da Câmara Municipal de Aracaju: “O vereador Agamenon Magalhães (PHS) dá uma de cabra macho e esculhamba com quase todo mundo, mas não diz uma vírgula sequer contra a delegada de Polícia, Danielle Garcia, que o está investigando”. Por que será?”. E quem sabe!

Vão às urnas

Professores, estudantes e servidores da Universidade Federal de Sergipe vão às urnas hoje e amanhã para reeleger o reitor Ângelo Antoniolli. A candidata a vice é a professora Iara Campelo, lotada no Departamento de Educação a UFS. A eleição ocorre em todos os campi, centros e também na reitoria. A apuração dos votos está marcada para a próxima sexta-feira, na sede da Adufs.

BRT paraguaio

O Ministério Público Estadual realizará, quarta-feira próxima, uma audiência para analisar denúncias de irregularidades na implantação em Aracaju do BRT paraguaio. Há acusações sobre a inexistência de licitações para execução de obras, e de abusos cometidos na divulgação do BRT meia boca. A Prefeitura nega qualquer irregularidade, porém os promotores de Justiça querem tirar a prova dos nove.

Cuide bem!

O Ministério da Saúde lançou a campanha “Cuidar bem da saúde de cada um. Faz bem para todos. Faz bem para o Brasil”, com foco na saúde integral de homens gays e bissexuais. O objetivo é informar e conscientizar a sociedade, bem como profissionais de saúde, trabalhadores e gestores do SUS sobre garantias ao atendimento, sem discriminação, considerando as especificidades de saúde dessa população. Muito bom!

Big Brother

Cuidado com o que você faz nas ruas, praças e avenidas de Aracaju. Para flagrar os mal feitos, a Secretaria de Segurança Pública conta com 51 câmaras instaladas em vários pontos da capital. O objetivo é prevenir delitos e prender criminosos em tempo real. Desde 2009, quando o big brother foi implantado, muita gente já foi em cana por ser flagrada fazendo o que não deve em via pública. Abra o olho!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano O Liberal, em 5 de abril de 1930.

Resumo dos jornais

Postado por Adiberto Souza
Comentários