Blog / Adiberto Souza

Adiberto Souza

Adiberto de Souza tem mais de 35 anos de experiência profissional e atuou nas redações de todos os jornais de Aracaju, além de TVs e rádios sergipanos. Foi também correspondente do Jornal do Brasil em Sergipe e do jornal A Tarde (BA). Durante mais de 10 anos, foi editor de política do Jornal da Cidade, em Aracaju. Atualmente é editor e atua como assessor de comunicação.

« página inicial do blog
08/03/2016 às 08h08

Rosa às Flores

Rosa às Flores

Instituído para lembrar o brutal assassinato de 130 tecelãs, queimadas vivas dentro de uma fábrica norte americana, em 8 de março de 1857, o Dia Internacional da Mulher é comemorado nesta terça-feira. Que esta festa seja, portanto, dedicada a todas as mulheres, guerreiras, mães, amantes e amigas. Elas são o nosso socorro, o porto seguro, o norte que precisamos, pois enxergam sem que a mostrem, escutam longe, sentem perto, cuidam de suas crias, de seus amores e suas dores. Não fossem essas Flores, o mundo seria um jardim só de espinhos. Alguém, inspirado, já escreveu que “a mulher, mesmo brava, é linda, mesmo alegre chora, mesmo tímida comemora, mesmo apaixonada ignora, mesmo frágil é poderosa!”. A grande escritora Simone de Beauvoir estava certa quando disse que "não se nasce mulher: torna-se.".

Vida mansa

Tem servidor na Assembleia de Sergipe ganhando mais de R$ 18 mil sem trabalhar. Após esta denúncia ter sido feita pela deputada estadual Ana Lúcia (PT), a direção do Legislativo vai abrir sindicância para averiguar o fato. Certamente não é só um, pois o Parlamento tem 373 servidores efetivos e mais de 1,5 mil comissionados. Como a maioria dessa multidão não aparece na Casa, a prometida sindicância deveria alcançar também as centenas de apadrinhados, que nem sabem direito onde fica a Assembleia. Cruz credo!

Miseráveis

A Prefeitura de Aracaju decidiu não pagar auxílio-moradia às famílias de uma ocupação na Ponta da Asa, zona sul da capital. A explicação é que não há recursos para estender o benefício a estes miseráveis. Atualmente, a Prefeitura gasta mais de R$ 4 milhões com o pagamento de auxílio-moradia a cera de 1.200 famílias sem teto.

Felizardos

E o Ministério Público de Sergipe aguarda apenas um parecer do Tribunal de Contas do Estado para decidir se paga o retroativo referente ao gordo auxílio-moradia dos procuradores e promotores de Justiça. Mesmo que o TCE conclua pelo pagamento, o benefício será parcelado, pois o MPE anda meio descapitalizado. Pior seria, né?

PCCV prometido

Parece que desta vez sai o Plano de Cargos, Carreira e Vencimento (PCCV). Segundo o governador Jackson Barreto (PMDB), o benefício, esperado há tanto tempo pelos servidores estaduais, será efetivado em maio próximo. O PCCV alcançará principalmente os servidores da administração direta, que ganham salários miseráveis e estão sem reajuste há mais de três anos. Aguardemos, portanto!

Alô, bandidagem!

Aviso à malandragem desavisada: A Polícia Militar está colocando nas ruas de Sergipe mais 357 novos soldados. A formatura dessa nova turma ocorreu ontem, durante as comemorações pelos 181 anos da corporação militar. No início de 2015, o governo já havia formado 657 novos praças. Durante a formatura, o governador Jackson Barreto (PMDB) disse que é preciso oferecer uma segurança comprometida com o bem estar da população. Tá certíssimo!

Assédio incentivado

Cerca de 51% dos brasileiros dizem que filmes e programas televisivos incentivam o desrespeito e o assédio a mulheres em ambientes de trabalho. Cerca de 73% acreditam que as mulheres são mostradas de maneira exageradamente sexualizadas no cinema e na TV, “reduzidas a seios e bundas”, com poucas roupas e pouco inteligentes. Feita pelo Instituto Geena Davis, a pesquisa revela que 63% dos entrevistados se preocupam com os padrões de beleza mostrados no cinema e na televisão, por serem irreais.

Quem quer?

E o prefeito João Alves Filho (DEM) enfrenta dificuldades para achar quem queira substituir os ex-secretários Luiz Durval (Infraestrutura) e Luciano Paz (Saúde). Desde que os dois abandonaram o barco, João tenta substituí-los. O argumento da maioria para recusar o convite é que o governo de Alves Filho está no fim, não havendo recursos nem tempo para mudar a terrível imagem da desbotada administração aracajuana. Uma lástima!

Briga boa

Aracaju deve ganhar ainda este ano uma unidade da poderosa Drogaria São Paulo. Já presente na Bahia, Pernambuco, Alagoas e Paraíba, o grupo planeja chegar em Sergipe agora em 2016. Segundo o jornal Valor Econômico, a empresa tentará avançar sobre o Nordeste, um mercado que tem sido ocupado de forma mais acelerada por sua principal concorrente nacional, a Raia Drogasil. Taí uma guerra saudável, pois gera empregos e renda.

Como dantes

Quem leu o balanço das atividades da Assembleia em 2015 ficou satisfeito com o volume de Projetos de Lei aprovados no período: 64. Destes, 39 foram apresentados pelos deputados, sendo que quase 50%, ou seja, 16 proposituras, visaram considerar de utilidade pública associações comunitárias. Com tal providência, estas entidades passam a ter direito às famigeradas verbas de subvenção do Legislativo. Entendeu?

Recorte de jornal

Publicado no aracajuano Diário da Manhã, em 31 de julho de 1919.

Resumo dos jornais

Postado por Adiberto Souza
Comentários