Blog / Adiberto Souza

Adiberto Souza

Adiberto de Souza tem mais de 35 anos de experiência profissional e atuou nas redações de todos os jornais de Aracaju, além de TVs e rádios sergipanos. Foi também correspondente do Jornal do Brasil em Sergipe e do jornal A Tarde (BA). Durante mais de 10 anos, foi editor de política do Jornal da Cidade, em Aracaju. Atualmente é editor e atua como assessor de comunicação.

« página inicial do blog
07/03/2016 às 07h26

Altruísmo suspeito

Altruísmo suspeito

Com raras exceções, os prefeitos sergipanos atribuem à crise econômica a culpa pelas péssimas administrações. Desde a posse e durante todo o mandato eles se escudaram na redução dos repasses de recursos federais para suspender obras, atrasar salários e negar benefícios aos servidores. Embora temporariamente, alguns chegaram a reduzir os gordos salários de R$ 25 mil. Estes mesmos prefeitos se organizam agora para disputar a reeleição. Ora, o que leva um cidadão a se submeter a tamanho sacrifício? Seria amor exagerado pela população ou excesso de masoquismo? Não deve ser uma coisa nem outra, o que só aumenta as suspeitas sobre tamanho altruísmo, principalmente em se tratando de experientes políticos.

Casa nova

E quem deve trocar o PSD pelo PRP é o deputado estadual Gustinho Ribeiro. O projeto dele para 2018 é tentar uma cadeira na Câmara Federal. Antes, porém, Gustinho terá que reverter sua cassação, aprovada por unanimidade pelo Tribunal Regional Eleitoral. Ribeiro e outros sete deputados sergipanos foram cassados por malversação das verbas de subvenção da Assembleia.

Moro tucano?

O juiz de Direito Sérgio Moro tem preferência pelo PSDB do senador Aécio Neves. Quem pensa assim é o presidente do PT sergipano, Rogério Carvalho. Segundo o petista, a condução coercitiva do ex-presidente Lula (PT) visou unicamente desmoralizá-lo: “Este ato de pirotecnia por parte de um simpatizante do PSDB afrontou a maioria dos brasileiros”, afirma Rogério. Homem, vôte?

Dia da Mulher

A Assembleia programou três eventos para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Para amanhã, está previsto o lançamento em plenário da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher. Na próxima quinta-feira, a doutora Mirian Coutinho proferirá palestra sobre “O paradigma de gênero do direito: Horizontes do Feminismo na Concretização dos Direitos”. Finalmente, no dia 21, o Legislativo homenageará com a Medalha Quintina Diniz oito mulheres dedicadas à causa feminina. Legal!

Nome pesado

Setores do governo já admitem que não será tão fácil assim para o PMDB concretizar a candidatura de Zezinho Sobral a prefeito de Aracaju. O problema maior não está no prefeiturável, um técnico que jamais foi testado nas urnas. A questão é o cargo de secretário da Saúde exercido pelo moço. Apesar do esforço do governo, os problemas do setor se avolumam, ocupando espaços negativos na mídia e desgastando a ainda pouco conhecida imagem de Zezinho Sobral.

Novo cidadão

O reitor da Universidade Federal de Sergipe, Angelo Antoniolli, receberá nesta segunda-feira, o título de Cidadão Lagartense.  A homenagem foi proposta pelo vereador José Cláudio de Carvalho e aprovada por unanimidade da Câmara. Angelo Antoniolli nasceu em Itapeva (SP), é graduado em Farmácia e possui doutorado em Farmacologia.

Terra natal

E o governador Jackson Barreto (PMDB) esteve, sábado último, em Santa Rosa de Lima, seu torrão natal. Acompanhado pelo presidente da Deso, Carlos Melo, e pelo engenheiro Bira Barreto, da Secretaria da Infraestrutura, JB analisou a possibilidade de implantar esgotamento sanitário na cidade. Também visitou a construção de casas populares no conjunto residencial Paulo Alves Costa e conversou muito com os conterrâneos.

De olho nos ovos

O Inmetro inicia nesta segunda a Operação Especial Páscoa. O objetivo é fiscalizar pontos de venda de ovos de chocolate que contenham brinquedos. Os fiscais vão verificar se os brinquedos oferecidos como brinde têm o selo de identificação de conformidade, atestando que o produto foi certificado. A operação vai até a próxima sexta-feira.

Sem controle

No último quadrimestre de 2015, a receita corrente líquida do governo de Sergipe com pessoal aumentou de 47,65% para 47,82%. Segundo o Sindicato dos Servidores Estaduais (Sintrase), este crescimento representa o desleixo do Executivo com gastos, particularmente os relacionados com os cargos em comissão. Em greve há mais de um mês, os servidores estaduais cobram a imediata implantação do Plano de Cargos Carreira e Vencimentos (PCCV).

Carnificina

Os homicídios representam quase metade das causas de morte entre jovens de 16 e 17 anos. Segundo dados do Mapa da Violência no Brasil, 46% dos jovens mortos nessa faixa de idade foram assassinados e que 93% das vítimas são homens. O estudo revela ainda que os homens negros morrem três vezes mais que os brancos. Além disso, a arma de fogo foi usada em 81,9% dos homicídios de adolescentes de 16 anos e em 84,1% dos homicídios na faixa de 17 anos. Uma lástima!

Vida mansa

Lembrete a quem amanheceu nesta segunda-feira na maior pindaíba: cada vereador de Aracaju custa anualmente aos contribuintes a bagatela de R$ 1,4 milhão. Pior é que, diferente de quem trabalhada de sol a sol para ganhar um minguado salário mínimo, os marajás da Câmara Municipal quase nada fazem para justificar as mordomias a que têm direito. Não esqueça disso agora em 2016, quando alguém lhe pedir seu voto para vereador!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano O Republicano, em 25 de maio de 1890.

Resumo dos jornais

Postado por Adiberto Souza
Comentários