Blog / Adiberto Souza

Adiberto Souza

Adiberto de Souza tem mais de 35 anos de experiência profissional e atuou nas redações de todos os jornais de Aracaju, além de TVs e rádios sergipanos. Foi também correspondente do Jornal do Brasil em Sergipe e do jornal A Tarde (BA). Durante mais de 10 anos, foi editor de política do Jornal da Cidade, em Aracaju. Atualmente é editor e atua como assessor de comunicação.

« página inicial do blog
02/03/2016 às 08h52

A Justiça e os três p’s

A Justiça e os três p’s

Alguém sabe quantos condenados com graves problemas de saúde permanecem enclausurados nos desumanos presídios brasileiros? Talvez nem a Justiça possua esta informação, até porque sentenciado neste país deixa de ser visto como ser humano, é tratado pior do que cão sem dono. A própria sociedade acha que preso não merece clemência, não precisa de socorro médico, pois “bandido bom é bandido morto”. Esse tenebroso quadro pode a mudar se os magistrados concederem, cada vez mais, prisões domiciliares a detentos doentes e de bom comportamento, a exemplo do que vem ocorrendo com os presos da Operação Lava Jato. Caso contrário, a Justiça brasileira reforçará a máxima de que no Brasil só vai e permanece na cadeia preto, pobre e prostituta.

Mal avaliado

Nem os aliados do prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), engolem mais o jeito como ele governa. Ontem, o vereador Adriano Taxista (DEM) criticou a forma como a Prefeitura trata os taxistas: “Infelizmente, a categoria que votou e apostou nessa administração não está mais com João Alves”, disse o desanimado parlamentar governista.

Destemperado

E o aloprado vereador Agamenon Sobral (PHS) chegou ontem na Câmara de Aracaju com a corda toda. Primeiro atacou médicos e professores da Prefeitura por usarem a greve para reivindicar seus direitos. Depois classificou um profissional do Jornal da Cidade de “vagabundo e mentiroso”. O Sindicato dos Jornalistas de Sergipe emitiu nota condenando a deplorável verborréia do parlamentar. Lastimável!

Bateram asas

Luiz Durval e Socorro Caccho não fazem mais parte da administração municipal de Aracaju. O primeiro deixou a Secretaria de Infraestrutura e Socorro entregou a presidência da Empresa Municipal de Urbanização. O prefeito João Alves Filho (DEM) ainda não anunciou os substitutos dos dois ex-auxiliares. Nos corredores da Prefeitura fala-se que outros secretários devem ser substituídos em breve.

Olho da rua

O vice-presidente do PDT de São Cristóvão, Miguel Júnior, foi expulso do partido sem direito a aviso prévio. “Fiquei sabendo da expulsão pelas redes sociais”, se queixa o rapaz. Ele promete “recorrer a todas as instâncias possíveis para manter minha filiação ao PDT”. Miguel Júnior diz ter sido expulso por se opor a um projeto  familiar construído pela cúpula do partido para administrar São Cristóvão. Homem, vôte!

Promessa comunista

O prefeiturável Edvaldo Nogueira (PCdoB) está prometendo que, se eleito, cancela o exagerado reajuste do IPTU de Aracaju um mês após ser empossado. Anteriormente, o também pré-candidato a prefeito da capital, Valadares Filho (PSB), já havia feito promessa idêntica. Pelo visto, antes das próximas eleições até o próprio prefeito João Alves Filho (DEM) vai prometer reduzir o absurdo valor do IPTU.

PT reage

Aliado de primeira hora do governador Jackson Barreto (PMDB), o PT sergipano reagiu contra a forma como o governo vem tratando os professores. A cúpula petista se solidarizou com os educadores e condenou “a infeliz e agressiva nota veiculada na imprensa pela Secretaria de Estado da Educação contra o Sintese e os professores”. Taí uma briga que pode descambar para o rompimento político.

Contas aprovadas

As contas do governo de Sergipe, referentes a 2014, foram aprovadas pela Assembleia. Até deputados da oposição, como Venâncio Fonseca (PP) e Antônio Santos (PSC), votaram pela aprovação. Mais radical, o deputado Georgeo Passos (PTC) votou contra. Segundo ele, apesar de o Tribunal de Contas fazer ressalvas e alertar sobre prioridades, “a Assembleia passa a mão na cabeça do governo”.

Troca de postos

Foi empossado ontem o novo procurador geral do Ministério Público de Contas, João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello. De acorro com ele, o povo deseja que a gestão pública ofereça escolas eficientes, saúde de qualidade, efetiva segurança pública, investimentos estruturantes e responsabilidade fiscal. Ocorrida no Tribunal de Contas de Sergipe, a posse de Bandeira de Mello foi muito prestigiada.

Gringo engaiolado

E o juiz de Lagarto, Marcel Maia Montalvão, mostrou como deve ser tratado quem não cumpre decisão judicial: prendeu o vice-presidente do Facebook na América Latina, Diego Dzodan. O gringo se recusou a quebrar do sigilo de mensagens trocadas no WhatsApp. Segundo o magistrado, o processo em questão trata sobre tráfico de drogas interestadual. Metido a gato mestre, o Facebook está vendo agora com quantos paus se faz uma canoa.

Nem morta!

Qualé, Mané? Quer linchar seu Adiba, é? Aff Maria!

Recorte de jornal

Adiberto de Souza

Publicado no jornal Folha de Sergipe, em 20 de agosto de 1908.

Resumo dos jornais

Postado por Adiberto Souza
Comentários