Blog / Adiberto Souza

Adiberto Souza

Adiberto de Souza tem mais de 35 anos de experiência profissional e atuou nas redações de todos os jornais de Aracaju, além de TVs e rádios sergipanos. Foi também correspondente do Jornal do Brasil em Sergipe e do jornal A Tarde (BA). Durante mais de 10 anos, foi editor de política do Jornal da Cidade, em Aracaju. Atualmente é editor e atua como assessor de comunicação.

« página inicial do blog
25/01/2016 às 08h34

Paraíso dos bandidos

Paraíso dos bandidos

Enquanto os comandos das Polícias Civil e Militar de Sergipe brigam entre si, os criminosos seguem assaltando, roubando, traficando drogas, estuprando, furtando carros e matando inocentes às dezenas. Diferente de outros estados, como Pernambuco, Alagoas, Bahia, São Paulo e o Distrito Federal, onde os índices de violência têm caído mês a mês, Sergipe virou o paraíso dos bandidos. Até parece que estamos numa guerra civil, pois nunca se matou tanta gente no estado quanto agora. A situação é tão grave que o Ministério Púbico já convocou uma reunião com os delegados de Polícia para discutir alternativas visando mudar esta terrível realidade. O discurso surrado da Secretaria de Segurança Pública é que a Polícia prende e a Justiça solta. Ora, fosse assim a criminalidade também estaria em alta nos demais estados, pois as leis usadas pelo judiciário sergipano para relaxar prisões são as mesmas no restante do Brasil. Falta, isso sim, o governo chamar o feito a ordem, promover a harmonia entre os comandos da SSP e da PM, estimular os policiais e colocar em prática uma política de segurança pública que funcione de fato. Não pode é continuar como está.

Volta ao batente

E os deputados estaduais vão suspender as merecidas férias para votarem projeto autorizando o governo a negociar a dívida com a União, pagando juros menores. O governador Jackson Barreto (PMDB) já tratou sobre a convocação extraordinária com o presidente da Assembleia, Luciano Bispo (PMDB). Ressalte-se que o Executivo não vai pagar nada aos deputados pelos dias trabalhados durante o recesso parlamentar. Ainda bem, né?

Fim da greve

Após 51 dias de braços cruzados, os servidores do Detran decidiram voltar ao trabalho nesta segunda-feira. A decisão foi tomada no último sábado, dias após a Justiça ter considerado a greve ilegal. A direção do Detran já informou que não vai pagar pelos dias parados por entender ser injusto que quem ficou dois meses sem trabalhar receba igual aos servidores que mantiveram o órgão funcionando, embora precariamente.

Em campanha

Pré-candidato a prefeito de Aracaju, o secretário estadual da Saúde, Zezinho Sobral (PMDB), não perde uma oportunidade para conversar com os eleitores. Quando não está no mutirão batizado de “Governo em Ação”, o moço acompanha o trabalho dos “mata mosquito” ou faz palestras sobre o combate ao Aedes aegypti. O último colóquio de Zezinho com o eleitorado ocorreu no bairro Nova Liberdade, periferia da capital.

Força da máquina

Com a proibição de doações de empresas, dirigentes partidários avaliam que candidatos apoiados pela máquina pública se fortalecerão ainda mais nas eleições municipais deste ano. Numa ampla reportagem, o jornal O Globo publica hoje que o Fundo Partidário é insuficiente para bancar as campanhas. Para alguns políticos, a proibição das doações feitas por empresas privadas vai tornar a eleição ainda mais desigual.

Sete chaves

O PSDB caminha para não apoiar a reeleição do prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM). Entrevistado pelo portal Universo Político, o presidente do partido, advogado Pedrinho Barreto, foi taxativo: “depois que ele chegou ao poder, esqueceu que foi eleito dentro de uma aliança”. E no caso de não apoiar João, quem seria o candidato do partido? Segundo Pedrinho, os tucanos apoiariam o senador Eduardo Amorim (PSC) – se ele for candidato – ou uma “pessoa muito conceituada em todas as classes. O nome dela está guardado a sete chaves”, diz.

Não é falso

Está circulando nas mídias sociais uma mensagem informando que o Documento Único de Arrecadação (DUA) enviado às residências é falso por não possuir o código 047 do Banese. O Detran esclarece que não há falsificação. No caso de DUA, que é pago somente no Banese, não é necessário ter o código que corresponde ao banco. Em caso de dúvidas sobre o documento enviado para as residências, os donos de veículos podem acessar o site do Detran e imprimir um novo DUA.

Rasgadinho

O governador Jackson Barreto (PMDB) usou o Facebook para defender o bloco carnavalesco Rasgadinho. “Diante da ameaça real para a realização ampla da nossa principal manifestação carnavalesca - o Bloco Rasgadinho -, eu não poderia deixar de manifestar minha solidariedade ao meu povo querido dos bairros Cirurgia, Suissa e Getulio Vargas. Que o bom senso e a alegria pela vida embalem o sentimento de Justiça para que essa decisão possa ser reavaliada, permitindo a realização do bloco sem restrições”.

Sujeira condenada

Nas andanças pela periferia de Aracaju, a secretária da Família e da Assistência Social, senadora Maria do Carmo (DEM), tem se assustado com as pichações feitas em prédios públicos: “Infelizmente, temos constatado a ação de vândalos nos Centros de Referência de Assistência Social. Precisamos estudar meios de coibir ações como essa. A utilização da arte do grafite é uma das formas que pode combater a pichação de nossas unidades”. Certíssimo!

Religiosos

E os políticos têm aproveitado o recesso parlamentar para visitar o interior sergipano, conversar com os cabos eleitorais e abraçar os eleitores. No último final de semana, deputados e senadores preencheram o tempo participando de festas religiosas, como as procissões do Senhor do Bomfim, em Salgado, Bom Jesus dos Navegantes, em Ilha as Flores, São Sebastião, no povoado Serra do Machado, e Divina Pastora, na cidade do mesmo nome. Em ano de eleição, haja reza!

Recorte de jornal

Publicado no Jornal do Aracaju, em 19 de abril de 1873.

Resumo dos jornais

Postado por Adiberto Souza
Comentários